quarta-feira, junho 18, 2003

Objetivo de Vida Parece que ninguém ganhou a promoção , provavelmente o 13.000º visitante fez questão de não me escrever , muito bem os premios se acumulam pro 14.000º visitante. Eu jÁ falei do meu projeto de vida?Acredito que não porque é um objetivo um tanto recente.Bom a ideia de ser professor já é antiga ,mas agora está mais proxima.Vou voltar pra facul, fazer letras, licenciatura .Não é novidade , a novidade está no que farei com isso.O grande objetivo é me pós graduar em educação inclusiva e crianças especiais. Vamos explicar mais ou menos o que é e qual o grande lance :Por EDUCAÇÃO INCLUSIVA SE ENTENDE O PROCESSO DE INCLU SÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS OU DE DISTURBIOS DE PRENDIZAGEM NA REDE COMUM DE ENSINO EM TODOS OS SEUS GRAUS. Da pré-escola ao quarto grau.A partir dos anos 70, começou a se formar em vários países um movi mento em favor da integração educacional dos alunos portadores de necessidades especiais. Os motivos mais gerais fundamentam-se em critérios de justiça e igualdade. Também há motivações de caráter especificamente educacional. A integração, além de contribuir para o desenvolvimento do aluno com algum tipo de deficiência, também beneficia os outros alunos, pois aprendem com uma metodologia personalizada, dispõem de mais recursos e adquirem atitudes de respeito e de solidariedade em relação a seus colegas menos dotados. Mas essa nova proposta pedagógica exige um aprimoramento na competência profissional dos professores, projetos educacio nais mais completos, currículo e materiais escolares adaptados e uma ampla provisão de recursos educacionais de todo tipo. Atualmente, no Brasil, tem sido questionada a manutenção ou ampliação das classes especiais na rede regular de ensino. Outra questão é a qualidade do ensino e a formação do professor como fatores que concorrem para o encaminhamento inadequado de alunos do ensino regular para o ensino especial, pol?tica que resulta na indesejada segregação e estigmatização dos deficientes. Não tem sido verificada nesses locais diferenciados de ensino e nas escolas e salas especiais a execução do processo de inte gração proposto pela Política de Educação Especial, cujo objetivo é o de encaminhar o aluno para modalidades de atendimento cada vez mais próximas do ensino regular. Cerca de 10% da população de países como o Brasil se constituem de pessoas portadoras de alguma deficiência. No Brasil, apenas 3% desse contingente recebe algum tipo de atendimento especial, e somente 1% deles tem acesso à educação. Será um desafio , mas que certamente vai recompensar todos os meus esforços e estarei trabalhando para quem realmente merece (não que as outras criançinhas não mereçam igual dedicação ,mas o caso é que é diferente).E estou deveras empolgada com isto, é meu 1º grande projeto de vida , o dia em que meu primeiro aluninho se formar ,eu nem sei.Estou realmente dedicada a este objetivo, sabe aquela coisa que você vive procurando e não encontra.Acho que vou passar um tempo sem buscar algo novo.Me encontrei.

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